Contato

segunda-feira, 27 de julho de 2015

5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE EMPATIA

Bom dia!

Hoje falaremos de uma habilidade que é extremamente necessária para construirmos relacionamentos significativos e saudáveis com as outras pessoas. A EMPATIA!

Empatia, vem do grego empáthea que quer dizer "Entrar no Sentimento", originalmente utilizado por filósofos estéticos para designar aquele estado em que você tenta sentir o que o artista sentiu ao produzir a obra de arte.

É uma habilidade tipica de animais complexos, como os humanos, mas que depende de um ambiente propício para ser desenvolvida. Aquele que é capaz de se "empatizar" tem menor chances de se engajar em atitudes violentas, e o contrário também é observado. Mesmo porque, cometer violência contra outra pessoa é incompatível com colocar-se em seu lugar.

Mas como afinal aprender e desenvolver a empatia em sí mesmo e nos outros?

Vamos lá.

1 - Entre em contato com suas próprias emoções

Emoções negativas são ruins de serem sentidas, e é natural que fujamos delas.  Essa fuga porém tem outro efeito colateral, acabamos por também não desenvolvermos nosso repertório emocional positivo junto com o negativo. Em outras palavras, ao jogar a água do banho, jogamos o bebê junto!

O que estou sentindo é raiva?
É tristeza?
Eu realmente amo fulano?
Eu realmente gosto disso?

Etc...

Entre em contato com suas emoções, permita-se senti-las e entende-las. Reserve um momento do seu dia para rir, chorar, pensar sobre essas emoções ou mesmo escrever sobre elas.

OBS: A Psicoterapia dentre outros benefícios, desenvolve esse repertório de entrar em contato com emoções.

2 - Seja capaz de identificar os estados emocionais do outro a partir de sinais

É surpreendente, e ao mesmo tempo comum, existirem pessoas que não sabem diferenciar emoções como alegria de raiva, ou tristeza de prazer apenas olhando para as expressões faciais e voz dos outros.

Faça o seguinte teste para descobrir se você é capaz de identificar.

Escreva em algum lugar o nome de cada sentimento associado a cada foto abaixo, nessa ordem apresentada (da esquerda para a direita, de baixo para cima).



A resposta se encontra AQUI

Você acertou quantos? se foi capaz de acertar pelo menos 4, você está na média. Se não, não se preocupe, é possível desenvolver essa habilidade de discriminar sentimentos, basta que você se interesse por isso e a partir de agora comece a perguntar para as pessoas quando as vir.

- Você está triste?
- Você está com medo?
- Isso é nojento?

etc.

3 - Seja coerente com a emoção do outro


Existem pessoas que ao perceberem que outras pessoas ao seu redor estão felizes acabam por ficarem irritadas, ou quando percebem que o outro está triste, tentam a qualquer custo força-lo a ficar feliz (como se isso funcionasse).

Isso pode derivar do histórico de vida em que seus pais e parentes, por também não saber como lidar com emoções, reprimiam e invalidavam seus sentimentos.

Quando uma pessoa estiver triste, o natural é sentir-se comovido com o que ela está sentindo (afinal se você fica triste com a tristeza alheia, está indo bem no caminho de ser empático) e oferecer um abraço, palavras carinhosas como: "Estou aqui do seu lado", "De estar sendo difícil", "Fique a vontade para chorar".

Dica adicional: ABRACE, ABRACE E ABRACE!!!
Os sentimentos devem ser vividos em sua integridade e não negados!!! Sejam eles Raiva, ou mesmo Alegria!

Aquilo que é reprimido tende somente a crescer como as águas em uma represa.

4 - Imagine-se no lugar da pessoa que está sentindo tal e tal sentimento



Leia muitos livros de ficção, assista filmes (de preferência dramas e biografias), amplie seu repertório de descrições de como as pessoas se sentem em diferentes contextos. Coloque-se no lugar das pessoas, tente imaginar se ela está com frio, sono, tristeza, raiva, medo, alegria.

A caixa mau humorada da padaria é uma ¨&*)%&% ou ela apenas está irritada por não saber como resolver suas situações de abuso trabalhista, ou mesmo em sua vida pessoal?

Aquela garota que nunca puxa assunto é "esnobe" ou tem medo da avaliação que as pessoas fariam dela?

Os motivos das pessoas podem te surpreender! Exercite sua imaginação!


5 - Reconheça que as pessoas são diferentes (e não erradas)

Sense 8: Um seriado em que é analisado o ponto de vista de 8 pessoas totalmente diferentes


Diferentes eventos produzem diferentes emoções em diferentes pessoas de acordo com o histórico de vida dessas pessoas. O mundo possui mais de 7 bilhões de pessoas únicas. Nenhum ser humano é igual ao outro, as vezes se assemelham em algumas coisas, porém cada um trás uma identidade que é só dele.

Pessoas possuem opiniões diferentes sobre assuntos, muitas vezes discordantes das que você possui, e não necessariamente estão erradas.

As vezes você está errado e não quer admitir, e as vezes nenhum está errado, pois cada um está utilizando os próprios critérios para julgar a situação e dentro desses critérios ambos estão certos.



Aguardo o seu comentário!

Abraço!











quinta-feira, 23 de julho de 2015

10 TÁTICAS PARA VOCÊ SE TORNAR MAIS CRIATIVO

Bom dia!

O texto de hoje será especial pois trataremos de um assunto que eu adoro e provavelmente você também!

CRIATIVIDADE!



Mas afinal o que vem a ser criatividade?

A criatividade é a característica mais importante do ser humano pois possibilita acharmos soluções novas para problemas novos que se apresentam.

Considero criatividade quando alguém emite comportamentos variados mesmo frente as mesmas situações. Ou seja, uma pessoa que está sempre inventando novas formas de fazer as coisas, seja em situações novas, seja nas mesmas situações.

Mas de onde vem essa habilidade que chamamos de criatividade?

Conforme venho trabalhado aqui em meus textos, muitas coisas que achamos que são internas e misteriosas, são na verdade produtos de nossas relações com um tipo específico de ambiente.

É ai que vem a grande novidade de nossa abordagem de psicologia, a Análise do Comportamento, sabendo que ambiente é esse, nós podemos aumentar as chances das pessoas serem criativas!

As dicas que vou dar agora são baseadas nessa nossa compreensão para que você possa, com autogerenciamento aumentar as chances de você próprio ser mais criativo, e em consequência disso feliz!

Vamos lá então..

1 - MUDE AS ROTAS QUE VOCÊ TOMA



É normal o nosso comportamento se padronizar de acordo com o caminho mais "lógico". As pessoas de uma forma geral tomam o mesmo caminho por anos, seja da casa para o trabalho (e do trabalho para casa), da casa para a escola, e etc. Essa tendencia ao padrão é que chamamos de COMPORTAMENTO ESTEREOTIPADO.

Para que a CRIATIVIDADE se desenvolva é necessário quebrar o padrão em pequenas coisas de maneira divertida, portanto mude seus trajetos, se possível pegue ruas diferentes, perceba a diferença na paisagem, placas, árvores, casas, tente não tornar o trajeto automático.

2 - INVERTA A ORDEM EM QUE COLOCA SUAS ROUPAS



Parece bobagem, mas se estamos buscando criatividade, é necessário realizar inversões e embaralhamento de comportamentos que estão padronizados a anos. Portanto quanto mais contexto nós fizermos isso, maior é a força da criatividade que irá se desenvolver.

Se você coloca as calças primeiro, coloque elas por ultimo. Se você coloca a meia do pé direito primeiro, coloque a do esquerdo, calce o sapato antes de por a camisa, etc.

Quanto mais invertido melhor!

3 - MUDE O PADRÃO DE ARRUMAÇÃO E POSIÇÃO DE SEUS MÓVEIS



Não se acostume com um padrão de arrumação, de tempos em tempos, inverta a ordem e a posição das coisas. Algumas pessoas vivem a tantos anos seguindo padrões de comportamentos estereotipados, que uma leve mudança causa um certo desconforto. Mas é preciso persistir, para que a criatividade se desenvolva é preciso a variação.

4 - OUÇA MÚSICAS DE ESTILOS QUE NUNCA OUVIU



Nossos hábitos devem ser flexibilizados, bem como gostos. Ouvir um estilo ao qual não se está habituado amplia nosso repertório comportamental de apreciar coisas novas, portanto perca um pouco de preconceito e vá apreciar coisas diferentes.

OBS: Se nunca ouviu, Jazz, Rock, Metal, Música Regional, Folk ou Música Clássica vá correndo ouvir esses estilos!

5 - NÃO FIQUE UM DIA SEM APRENDER SOBRE UM ASSUNTO DIFERENTE



Para que ocorram respostas diferentes em nosso REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL, é preciso que tenhamos um contato diversificado com diversos contextos e assuntos. Portanto não fique um dia sem ler algo, pode ser na internet, revistas, livros, ou mesmo programas de tv e podcasts que seja totalmente diferente do que já sabe.

6 - VÁ A LUGARES QUE NUNCA FOI



Não estou falando necessariamente de viajens, pode ser mudar a lanchonete que sempre pede seu lanche, ou mesmo a pizzaria. Você já comeu comida Japonesa? Indiana? Mexicana?

Já foi a um Museu, Teatro ou Cinema?

Já conhece todos os Supermercados do seu bairro ou cidade?

Vá correndo conhecer!

7 - QUANDO EM LANCHONETE OU RESTAURANTES PEÇA COMIDAS DIFERENTES




Pessoas com repertório estereotipado tendem a pedir sempre a mesma coisa quando saem para jantar/almoçar. Isso é péssimo, pois se está alimentando o padrão e sufocando a criatividade. Varie! Peça outras coisas do cardápio, se for preciso leve um dado ou faça "Minha mãe mandou"

Você precisa variar!

8 - APRENDA A COZINHAR PRATOS DIFERENTES



O mesmo do acima, só que com pratos feitos pela pessoa. Crie receitas novas, adicione ingredientes que nunca comeu, teste. Se não sabe cozinhar, aprenda.

APRENDA A COZINHAR!

9 - MANTENHA UM BLOCO PARA ANOTAR SUAS IDEIAS



Conforme você for praticando essas dicas que estou lhe propondo aos poucos vai perceber que pensamentos diferentes aparecerão em sua cabeça, não se assuste! Você está ficando criativo!

Mantenha uma forma de registro desses novos pensamentos e ideias, não os julgue, anote tudo pois mais bizarro ou inaplicável que pareçam.


10 - APLIQUE SUAS NOVAS IDEIAS NA SUA VIDA 



A única forma de um comportamento sobreviver é ele tendo uma função na sua vida, portanto comece a aplicar suas novas ideias e ver no que dá. Muitas delas não darão certo, mas isso não importa, muitas darão e serão reconhecidas pelas outras pessoas como Criativas.

É uma característica do ser humano, ser reativo ao novo, ou seja, criticar e ser resistente a tudo que é novo, não se abale com isso, com o tempo as pessoas vão se acostumando com o novo jeito de ser até ser "moda".


Para saber mais: Um pouco sobre teoria do caos e análise do comportamento. Uma abordagem não mentalista da criatividade.


Um forte abraço!

terça-feira, 21 de julho de 2015

7 DICAS PARA AUMENTAR SUA MOTIVAÇÃO

Como estar mais motivado? 
O que fazer para começar aquele projeto que fico adiando? 
Como conseguir fazer aquilo que acho tão chato? 

Essas são perguntas frequentes que nos fazemos diariamente, mas para responder essas perguntas precisamos entender o que é motivação, ou em outras palavras, porque nos comportamos em certas situações e não em outras. 



Tradicionalmente na Psicologia e mesmo no senso comum, Motivação é tratado como algo interno a pessoa, mas os mais de 102 anos de pesquisas em Análise Experimental do Comportamento, nós Psicólogos Comportamentais fomos capazes de demonstrar nos mais diversos contextos que o comportamento, humano ou não é produzido pelas relações do organismo com o ambiente. 

A motivação portanto, varia de acordo com certas circunstâncias ambientais, e sabendo identificá-las e controlá-las somos capazes de alterar o quanto e a qualidade da qual nos comportamos. 

Ou seja, podemos alterar nossa MOTIVAÇÃO alterando nosso ambiente! 

Com base nessa breve introdução teórica vamos para as dicas: 

1 - IDENTIFIQUE SE HÁ GANHOS SUFICIENTES AO REALIZAR A TAREFA QUE ESTÁ ADIANDO: 

As vezes não estamos motivados para realizar uma tarefa pois essa tarefa não nos dará muitos ganhos (REFORÇADORES), ou os ganhos obtidos são inferiores ao esforço de faze-la. A questão do esforço entra na seguinte dica. Se lhe falta ganhos substanciais, acrescente ganhos você mesmo! 

"É preciso ter uma quantidade de ganhos suficientes para que o realizar a tarefa valha mais a pena do que fazer qualquer outras coisa (ou não fazer nada)".

2 - IDENTIFIQUE SE VOCÊ POSSUI AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA FAZER

Muitas vezes adiamos tarefas novas por causa de nossa falta de habilidades para faze-la, o que nós Psicólogos Comportamentais chamamos de DÉFICITS COMPORTAMENTAIS. O nível de complexidade de uma tarefa varia de acordo com o tanto de habilidades prévias você tem para resolve-la (e produzir os ganhos suficientes. 


3 - DIVIDA A TAREFA EM PEQUENAS PARTES 

Ao conhecer um pouco mais sobre a tarefa, você precisa dividir ela em partes. Pois olhar a tarefa inteira de uma vez, pode dar a impressão que ela seja um Dragão de 7 cabeças, mas olhando parte por parte essa impressão tende a desaparecer. Não dá pra cortar todas as cabeças de um dragão de uma vez, é preciso cortar uma a uma. 

Videogames fazem isso que estou lhe ensinando, talvez por isso sejam tão "Motivadores". Neles você não vence um jogo de uma vez, muito pelo contrário, o jogo todo é dividido em "Fases" das quais no final há uma bonificação, para vencer o jogo todo você precisa passar fase por fase até o fim. 



4 - CRIE UMA AGENDA E ESTABELEÇA PRAZOS POUCO AMBICIOSOS

Com a tarefa dividida em partes componentes, crie uma agenda e estipule prazos para cumprir cada parte. Não exagere ou seja rígido com você mesmo, divida a tarefa para que você não sinta que está se esforçando, o lance é parecer um jogo!!! 





5 - ESTABELEÇA PEQUENAS GRATIFICAÇÕES PARA VOCÊ MESMO AO FIM DE CADA MISSÃO CUMPRIDA 

Quando concluir as pequenas missõezinhas, estipule um agrado para você mesmo, algo que possa se presentear por ter concluído mais essa fase da Tarefa, rumo a conclusão. Pode ser um chocolate, ouvir uma música, vale a criatividade nessa hora. 

O mais importante, tem que ser divertido para você!!! 



6 - COMPARTILHE SUAS CONQUISTAS COM QUEM PODE TE VALORIZAR POR ISSO

Sempre que possível compartilhe suas pequenas vitórias com outras pessoas, somos animais sociais, a aprovação social tende a aumentar nossa motivação. 

Portanto, Twitter, Facebook, Blogs, Instagram, dentre outros estão mais que liberados! 



7 - COMECE! 
Após criar todo esse projeto de autogerenciamento vem a parte mais importante! Comece! É só entrando em contato uma primeira vez, é que todo o projeto pode ser concluído.



Uma maratona começa com um primeiro passo! 





Um forte abraço! 

Marcos Adilson Rodrigues Júnior

segunda-feira, 20 de julho de 2015

O Sinônimo de Amor é Amar


A o amor... 


Aquele sentimento que nos faz suspirar, enrubescer e sentir "borboletas no estomago" 

 

Mas será que é só isso mesmo? 

Nesse texto aqui fiz uma análise mais filosófica/científica sobre o amor/amar: http://funcionalanalise.blogspot.com.br/2012/05/ah-o-amor-o-amor-uma-analise.html

Nesse texto procurarei ser mais leve e sucinto. 

Podemos dividir o amor/amar em três tipos, o amor fisiológico, que eu chamarei de Atração Sexual, o amor no qual eu trago benefícios diretos para mim ao fazer algo agradável para o outro, ao qual chamarei de Cativar, e o terceiro tipo é aquele no qual eu me sinto bem indiretamente ao fazer o bem para outra pessoa, que é o tipo mais elevado de amor chamado de Amor Verdadeiro. 

A Paixão, é algo que sentimos por alguém do qual nos desperta atração física, não somente derivada de aparência visual, mas envolvendo cheiros, tom de voz, etc. Nosso organismo produz um algorítimo do que é atrativo e do que não é, de acordo com inúmeros fatores como hormônios, período do ciclo menstrual (para mulheres), ao qual ele produz um padrão do que é Sexy, e ao qual acabamos a buscar com o propósito de transarmos com aquele padrão pois segundo a biologia, ele é o melhor para gerar nossos filhos, mais fortes e saudáveis. 

Borboletas no estomago, são reações corporais gostosas de se sentir, mas não são indícios de que isso é Amor. Porque como toda reação corporal, como fome, sono, e vontade de ir ao banheiro, passam quando são aliviadas. 

Se duvida de mim, leia esse artigo aqui que detalha mais as pesquisas da ciência da Atração Sexual que provam o que estou dizendo: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDR83913-7855,00.html

Geralmente as primeiras incursões humanas no parquinho da sexualidade são motivadas por essa atração sexual. E é esse tipo de relação motivada pela biologia que nos dá condições de desenvolvermos o segundo nível que chamei Cativar. 

Quando sentimos atração sexual por um corpo, podemos vir a descobrir que ali existe uma pessoa, e que esta pessoa só nos dará o que queremos, ou seja, ficar próximo, nos dar atenção, carinho (e contato sexual), se oferecermos algo bom para ela. Eu digo "podemos" porque muitas pessoas mesmo mais velhas, parecem ainda entender o outro como um pedaço de carne ao qual ele pode obter prazer. 

Como você pode ver, cativar ainda é um pouco egoísta, porque o objetivo é TER a pessoa, se a agrado ele é MINHA. Isso ainda não é amor, mas é necessário para que o próximo e mais sublime passo se desenvolva. Porque se a pessoa não é capaz de agradar outro ser humano, ela dificilmente encontrará um Amor Verdadeiro como as princesas Disney. 


Após aprender a agradar uma PESSOA, para se conseguir um CORPO, o nosso herói enamorado, pode descobrir que o sorriso dessa pessoa é belo, que ela é muito importante para ele, que comportamentos não relacionados ao sexo dessa pessoa são admiráveis, que ela pode confiar nessa pessoa, e o mais importante que ele quer estar junto dela mesmo quando não obtém sexo quando quer. Ou seja, mesmo que ele não ganhe nada diretamente, o fato da pessoa amada estar feliz o deixa feliz também. 

Quando amamos, esquecemos um pouco de nós mesmos e experimentamos a felicidade pelo outro.
Quando uma pessoa chega a esse estágio, podemos dizer que ela aprendeu a AMAR. 

Como pode ver ninguém nasce sabendo se amar, nós desenvolvemos isso conforme nos relacionamos, aquele mito da princesa e do príncipe que viveram felizes para sempre é como o nome já diz MITO. 

O que mantem uma relação muito mais do que suspiros e palpitação, é a empatia com o outro, os comportamentos de atenção, dedicação e carinho, fidelidade e comprometimento. 

Quando esse AMAR (Sentir atração, Cativar e Estar feliz pela felicidade do outro mesmo isso implicando em prejuízos para você) é mútuo você está em um relacionamento verdadeiramente de AMOR. 

Portanto não espere o príncipe/princesa encantado, aprenda a amar para atrair pessoas capazes do mesmo.

Um forte abraço!

Marcos Adilson Rodrigues Júnior

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Um parquinho de Ratos: Ratos que quando brincam preferem beber água ao invés de usar drogas!

Originalmente publicado em: Análise Funcional

Bom dia pessoal,

voltando a publicar aqui no Análise Funcional para mostrar para vocês essa pesquisa de 1981, feita pelo Analista Experimental do Comportamento Bruce K. Alexander e Cols.



Originalmente como: Effect of Early and Later Colony Housing on Oral Ingestion of Morphine in Rats

(O Efeito  comparativo da precoce e tardia colonia de férias na ingestão oral de morfina em ratos)

Explicarei passo a passo como funcionou o experimento, mas deixarei o link do artigo (em inglês) com o estudo completo para acompanharem. Não colocarei gráficos nem análise estatísticas exaustivas, somente as conclusões dos dados, quem quiser acompanhar leia simultaneamente meu texto com o artigo.

Vamos lá.

HIPÓTESE

Professor Alexander, queria testar quais fatores de história pregressa, ou seja, antes do experimento, estava afetando suas cobaias, os Ratinhos Wistar em seus experimentos farmacológicos sobre a dependência de opioides, no caso a Morfina (MHCl) que estavam variando de indivíduo para indivíduo.



A hipótese de Alexander, era que o contato social com outros ratos, bem como atividades prazerosas (Reforçadoras) pregressas estavam de alguma forma afetando os resultados.

SUJEITOS EXPERIMENTAIS E HISTÓRIA PREGRESSA:

Este então montou um experimento duplo cruzado, intergrupos, no qual ele usou 32 roedores, 16 machos e 16 fêmeas, e duas situações pré-experimentais:

1 -Isolamento (I), em que o rato viveria em uma caixa escura sem contato com outros ratos e;

2 - Colonia (C), uma Colonia de Férias em que os ratos viveriam em contato com outros ratos, bem como teriam acesso a dispositivos manipulativos (Brinquedos), como em um parquinho.

Dessa forma ele combinou o número de ratinhos com as duas colonias gerando 4 tipos de combinações:

(I-I) -  (4 Machos e 4 Fêmeas) Esse grupo era colocado em isolamento desde o começo (25 dias de vida até o fim do experimento com 80 dias)

(I-C) - (4 Machos e 4 Fêmeas) Esse grupo era colocado em isolamento pelo período inicial (25 - 65 dias de vida) e depois era inserido na colonia de férias (Até o fim do experimento com 80 dias).

(C-I) - (4 Machos e 4 Fêmeas) Esse grupo viviam os primeiros dias de vida feliz na Colônia de férias (25 - 65 dias de vida) e após isso era posto em isolamento.

(C-C) (4 Machos e 4 Fêmeas) Esse grupo passou todo o experimento feliz na colonia (25 dias de vida até o fim do experimento com 80 dias).



A CAIXA: 

Todo o consumo de líquidos dos ratos era realizado em caixas acopladas à Colonia, em que o rato tinha que entrar para beber, nessas caixas haviam 2 buracos na parede dos quais se o rato enfiasse a cabeça, liberava uma porção de liquido, sendo que o da esquerda liberava água pura e o da esquerda uma solução de água com açúcar inicialmente.

O experimento é então dividido em 7 fases, das quais são divididas em:

Nome da Fase
Dosagem de Quinina/Morfina na Solução Açucarada
Dias
PRÉ
Água+10% Sacarose
3
Q
0,06mg QSO4ml água + 10% Sacarose
5
1
1,00mg MHCl/ml água + 10% Sacarose
5
0,5
0,50mg MHCl/ml água + 10% Sacarose
5
0,3
0,30mg MHCl/ml água + 10% Sacarose
5
0,15
0,15 mg MHCl/ml água + 10% Sacarose
5
POST
Água + Sacarose
3

Ou seja, quando o experimento começou para todos os ratos havia apenas duas opções, ou tomar água, ou tomar água açucarada (FASE PRÉ). Após 3 dias foi adicionado a água açucarada uma concentração de 0,06mg de Quinina (FASE Q). Após 5 dias a Quinina foi retirada e foi adicionado a água açucarada 1mg de Morfina. Cinco dias depois foi reduzido a metade, cinco dias depois a 0,3, mais cinco dias a 0,15 e finalmente retirado totalmente as drogas e colocado apenas água com açúcar (FASE POST).



Os resultados foram impressionantes! Foram medidos várias coisas, como intensidade de substância no sangue/peso, etc. Para nós interessa apenas as escolhas dos ratos, ou seja as vezes que eles preferiram drogas ao invés de água pura.



Inicialmente na fase PRÉ houve uma preferência gritante de todos os grupos pela água açucarada sem a adição de drogas.

Na fase Q (Quinina) houve uma pequena queda na preferencia da água açucarada.

A fase 1 aconteceu algo surpreendente.

Inicialmente houve uma queda gritante na ingestão da água açucarada com morfina em todos os grupos, as diferenças se seguem daqui:

O grupo II (Isolado - Isolado) teve um aumento constante da solução que se estabilizou na fase POST com a mesma frequência da fase pré.

O grupo CI (Colonia - Isolado) teve um aumento explosivo na fase 1, e um aumento mais brando a partir da fase 0,5 em diante, voltando ao nível de preferencia na fase POST um pouco acima da fase Q.

O grupo IC (Isolado - Colonia) manteve seu consumo baixo durante toda a fase 1, e espantosamente subiu e durante a fase 0,5 e manteve a subida constante até o fim voltando o nível de preferência na fase POST na mesma semelhante ao que tinha na fase PRÉ.

O grupo CC (Colonia - Colonia) manteve uma preferencia de consumo baixa na fase 1, uma leve subida na fase 0,5, e uma subida constante alta na fase 0,3 mas bem inferior ao consumo na fase POST e na fase PRÉ.

Ouve uma variação pequena entre o grupo de machos e fêmeas, sendo que o ambiente teve um papel menor nos resultados delas que nos dos ratos.

RESUMO DA ÓPERA


Esse experimento mostra que o ambiente ao qual os ratos foram submetidos teve um enorme papel causal na preferencia e adicção por drogas, os ratos que tiveram toda a vida dentro da Colonia, consumiram bem menos drogas que os demais.

O segundo grupo que consumiu menos drogas foi o dos que iniciaram isolados e depois foram colocados na Colonia, um dado interessante, pois mostra que o ambiente atual é mais significativo na determinação do uso de drogas do que o histórico de vida pregresso.


Para quem assistiu "Breaking Bad, é claro o papel do ambiente atual na vida de Walter e Jesse, White um professor fracassado em sua carreira ao descobrir que tem Câncer passa a fabricar drogas e o outro, Jesse um adolescente perdido que ao encontrar em White uma figura de Pai/Professor/Amigo, bem como a desenvolver um trabalho do qual ele se orgulhasse (mesmo que fabricando drogas em complexos processos químicos) passa a usar cada vez menos drogas, até mesmo a parar.
O grupo que viveu os primeiro dias na Colonia, se divertindo a beça, e depois foram isolados tiveram um consumo de drogas elevado, maior mesmo do que os que viveram a vida toda isolados. Ou seja, podemos nos arriscar a interpretar que o rato habituado a uma vida sociável e divertida, ou ampliar seu consumo de drogas pode estar tentando "Fugir da Realidade", ou seja, a substancia tem a função de Fuga.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Este experimento foi boicotado e esquecido por muitos anos devido a lucrativa industria de "Guerra as Drogas" que movimenta cerca de 20 bilhões de dólares segundo o ultimo levantamento do governo Americano em 2000.

É fácil entender, porque ao invés de clínicas de desintoxicação e coquetéis caríssimos a melhor maneira de evitar o uso compulsivo de drogas em primeiro lugar é:

1 - Cuidar para que o sujeito se desenvolva em um ambiente em que tenha acesso a socialização saudável, alimentação, abrigo, comida, escola bem como atividades que o permitam criar repertórios comportamentais de autonomia, autoestima e autoconfiança.

2 - Promover esse tipo de ambiente como alternativa para as pessoas que já estão usando drogas para que a droga perca a sua função de Fuga/Esquiva.

É um trabalho árduo, mas como dizia nosso Mestre, B.F.Skinner






REFERÊNCIA:

SUPER INTERESSANTE: http://super.abril.com.br/ciencia/drogas-o-que-fazer-a-respeito

SITE DO PROFESSOR BRUCE K ALEXANDER: http://www.brucekalexander.com/articles-speeches/rat-park/148-addiction-the-view-from-rat-park

ARTIGO ORIGINAL DA PESQUISA EM 1981:

http://www.brucekalexander.com/pdf/Rat%20Park%201981%20PB&B.pdf



quarta-feira, 15 de julho de 2015

Crise: Tragédia ou Oportunidade de crescimento?

Bom dia!


Você que é leitor habitual do blog pode estar estranhando o tema, "Crise", e você que é leitor novo pode ter vindo justamente por causa dele.

Vou explicar, não é intensão desse artigo tratar somente da Crise Econômica que está assolando nosso país e que segundo especialistas ficará por um bom tempo.

O meu objetivo é ampliar a análise de Crises, para outros contextos, como Crises pessoais, crises da meia-idade, crises no relacionamento/casamento, etc.

Ou seja, falaremos sobre o conceito de Crise e mais que isso, o quanto ela pode ser boa para todos nós!

Nesse post aqui, eu trato sobre o conceito de Estar Preparado.

Quando estamos preparados mesmo acontecimentos ruins em nossa vida, podem ser transformados em oportunidades de aprendizado e DESENVOLVIMENTO PESSOAL.

E o contrário também acontece, quando não Estamos Preparados, ou seja, Não DESENVOLVEMOS REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL ADEQUADO, mesmo acontecimentos benéficos são mal aproveitados, ignorados, ou mesmo tratados como ruins.

É tudo uma questão da relação entre REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL x AMBIENTE.

Sendo que o repertório possui uma importância crucial! Ouso dizer que um repertório bem desenvolvido é mais importante que um ambiente provedor benéfico.

Darei exemplos do que estou falando... todos casos fictícios baseados em casos reais.

Clara era casada a 30 anos com Paulo, que era extremamente machista, privando-a de trabalhar e minando todos os planos dela ser útil e independente. Clara possuía uma ilusão de segurança e estabilidade, que foi abalada quando descobriu que Paulo a estava traindo com sua amiga.

Pedro era um bonvivant, seus pais sempre deram tudo para ele, sendo que nunca precisou trabalhar. Em determinado momento, seus pais sofrem um acidente de carro e morrem. Pedro após o luto se vê obrigado a administrar as finanças da família que já não estavam muito boas.

Esses casos acima ilustram mudanças repentinas de vida, "Crises" que podem ser entendidos como tragédias, para quem não possui REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL para lidar com elas. Mas grandes oportunidades de DESENVOLVIMENTO PESSOAL para quem possui esse repertório.

CRISE UMA OPORTUNIDADE PARA NOS DESENVOLVERMOS E REORGANIZARMOS


Vejamos o que aconteceria se eles não tivessem repertório.

Sem repertórios para lidar com a situação em que se encontrava, Clara se separa de Paulo por pressão da sociedade ao seu redor porém sofre com a dependência afetiva-monetária de Paulo, ela acaba por desenvolver um transtorno depressivo, e a descontar sua infelicidade nos filhos com chantagens emocionais.

Pedro, não sabendo o que fazer com aquele responsabilidade foge para sua vida boemia e passa a cometer cada vez mais abusos de álcool e comportamentos irresponsáveis, até gastar todo o dinheiro, se tornando uma pessoa decadente com vícios em álcool e drogas.

Terrível né? E isso se repete muitas e muitas vezes...

Vamos agora ver um final alternativo para nossos personagens.

Clara após resolver suas questões emocionais com Paulo e dizer o quanto ele a decepcionou, e a fez se sentir mau, se separa e passa a retomar antigos laços de amizades, já comprometidos em razão do casamento, e a procurar emprego e cursos para se recolocar no mercado de trabalho. Após algum tempo ela já é capaz de se sustentar poupar dinheiro e se sentir competente como a muito tempo não se sentia.

Pedro corre atrás do tempo perdido, buscando cursos e consultorias para desenvolver seu repertório de administrador, se esforça e batalha e acaba por salvar os negócios da família, otimizando vários processos que estavam ultrapassados e negligenciados antes.

Qual foi o fator determinante para Clara, Pedro terem o primeiro ou o segundo destino?



Certamente que não foram apenas os acontecimentos vividos por ambos naquele momento, mas a história pregressa dos três que em algum momento da vida desenvolveu neles REPERTÓRIO DE ENFRENTAMENTO, ou então, eles conseguiram o desenvolver durante a crise fazendo TERAPIA.

Esse REPERTÓRIO DE ENFRENTAMENTO faz com que as pessoas ao invés de se lamentarem com o problema, o enfrentem, e vejam oportunidades de desenvolver novas habilidades que até então não possuiam pois estavam acomodados com um mundo estável e monótono.
A PALAVRA "CRISE" EM CHINÊS É COMPOSTA POR OUTRAS DUAS, RISCO + OPORTUNIDADE

A CRISE, é a melhor chance que temos de nos DESENVOLVERMOS e nos REORGANIZARMOS, pois ela chacoalha o mundo que tínhamos a ilusão de ser estável, e nos força a mudar aprendendo visões e atitudes novas, bem como reativando aquelas que já tínhamos e estavam esquecidas, pela ilusão de estabilidade causada por tempos amenos.

Está passando por uma crise? Então é uma boa hora para você reavaliar seu comportamento e desenvolver novas formas de se comportar para transformar essa crise em uma oportunidade de mudar!

Eu como terapeuta estarei feliz em receber você para te ajudar no aproveitamento dessa nova oportunidade!

Um forte abraço!

Marcos Adilson Rodrigues Júnior



terça-feira, 14 de julho de 2015

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Como estar preparado para aproveitar o que a vida pode lhe oferecer?



Os acontecimentos da vida não são bons ou maus por si mesmos, tudo depende do REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL, que você desenvolveu para lidar com eles. Acontecimentos ruins podem se transformar em aprendizado e oportunidades de DESENVOLVIMENTO PESSOAL se você estiver preparado para aproveita-los.


É um erro esperar que tudo de bom venha da vida, temos que produzir as coisas boas com nosso próprio comportamento, pois mesmo que os acontecimentos bons aconteçam inesperadamente, você não estará pronto para lidar com eles.

Nós Psicólogos estaremos felizes em torna-lo cada vez mais capaz de perceber e aproveitar os bons momentos, e transformar os ruins em aprendizagem.

Um forte abraço!

Marcos Adilson Rodrigues Júnior

sexta-feira, 10 de julho de 2015

7 DICAS DE COMO ENFRENTAR A ANSIEDADE

Como todo mundo sabe, a proposta desse blog é promover saúde, desenvolver pessoas e com isso prevenir doenças psicológicas/comportamentais.

É por isso que fiz esse post de utilidade pública para contribuir com a saúde geral da população que vem sendo acometida por esse mau da Ansiedade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a OMS, 3,4% de toda a população do globo, ou seja, cerca de 245 Milhões de Ansiosos, transtorno que pode evoluir ao Pânico, o qual já tem 252 Milhões de pessoas atingidas.

Essa alarmante noticia vem mobilizando grande parte da comunidade de Profissionais de Saúde para tomarmos medidas de promoção de saúde e prevenção da Ansiedade em toda a população. 

O blog Variando o Comportamento é comprometido com essa causa, e portanto irei dar dicas baseadas na ciência e em minhas experiências profissionais de como enfrentar a Ansiedade.

1 - Compreenda do que se trata a ansiedade: 

Ansiedade do ponto de vista comportamental é um Transtorno de Antecipação, ou seja, a pessoa vive na expectativa que algo ruim possa acontecer. Em algum momento da história de vida da pessoa, ela precisou se comportar para evitar prejuízos para si própria, sejam eles emocionais, financeiros ou mesmo físicos (pessoas que sofreram abuso e agressão física). 

Para mais leia esse artigo que escrevi a algum tempo: 


Ratinho pressiona a barra para evitar choque, modelo animal da ansiedade desenvolvido pela psicologia comportamental e amplamente utilizado na industria farmacêutica para o desenvolvimento de novas drogas. 

2 - Identifique do que está se tentando esquivar

Como o ratinho acima, a moça rói a unha (de maneira supersticiosa) para evitar uma possível crítica do chefe que raramente a valoriza. 


A Ansiedade é formada por reações fisiológicas de nosso organismo frente a um perigo eminente, portanto, identificar que perigo seja esse, seja ele uma reprovação, uma crítica, uma briga ou uma separação. É importante saber do que se tenta evitar para que medidas possam ser tomadas para construir comportamentos alternativos que não produzam ansiedade. 


3 -  Analise a possibilidade de enfrentar o foco da ansiedade

Após a crise ter passado, em um momento que está calmo, pense em estratégias que possam ajudar você a enfrentar a origem de sua ansiedade, o ESTIMULO PRÉ-AVERSIVO, que o faz fugir/esquivar e que produz as REAÇÕES ANSIOSAS. 

Algumas pessoas constroem relações em que inevitavelmente acabam ficando ansiosas, quando poderiam ao serem menos imediatistas e avaliarem melhor suas escolhas evitar tais efeitos. Portanto, avalie sua vida e como você está contribuindo para continuar ansioso. 

É preciso enfrentar aquilo que está produzindo a ansiedade para que ela não aconteça mais.

Escrevi um pouco mais sobre isso aqui: 





Durante a Crise: 

4 - Não tente fugir do sentimento de ansiedade/pânico


Ambos as reações, sejam elas as Ansiosas, como as de Pânico, são passageiras e de uma forma geral não matam, apesar de parecer o contrário. O que acaba acontecendo com muitas pessoas que estão sofrendo com Transtornos Ansiosos e de Pânico é que se apavoram e tentam de maneira inútil fugir daquele sentimento, o que acaba por produzir ainda mais reações. 

É como um ciclo vicioso. 

5 - PARE!

Tenha em mente que aquilo é passageiro, pare o que esteja fazendo, observe suas reações e aceite-as. Lembra na época de criança que a enfermeira falava que aquela dor da injeção seria só uma picadinha e logo iria passar? 

Tentar controlar a dor funcionava ou ela passava quando tinha que passar? 

Lembra sobre o que eu disse sobre antecipar? Pois é... 


6 - Respire, somente respire. 

Sente-se e respire bem devagar mantendo sua atenção na sua respiração, não tem problema se seus pensamentos se desviarem para outros lugares, se perceber que está saindo do foco, volte para a respiração calmamente. 



7 - Procure um Psicoterapeuta!

Se você perceber que não consegue identificar sozinho os passos 1, 2, 3 e construir novos comportamentos de enfrentamento do ESTIMULO PRÉ-AVERSIVO, procure um Terapeuta. As técnicas de meditação e respiração podem te ajudar no momento da crise, mas se você não se Desenvolver Pessoalmente com a ajuda de um terapeuta, não adianta. 

O mesmo digo sob remédios psicotrópicos. Sem terapia não funciona. 
Antidepressivos sem terapia não funcionam




Espero ter ajudado você com essas dicas! 

Um forte abraço! 

Marcos Adilson Rodrigues Júnior

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Psicoterapia: Desenvolva o que há de melhor em você!

Olá pessoal!

Iniciarei esse post com a seguinte exposição de profissionais reconhecidos que promovem saúde física e estética, e que você não precisa estar doente para procurar:


Personal Treiner/Academia: Promovendo Saúde e  Física através de Musculação e Aeróbicos

Dermatologista: Promovendo Saúde e Beleza da Pele

Nutricionista: Promovendo Saúde e Beleza do Organismo através da Alimentação

De um tempo para cá as pessoas vem mudado. As academias se multiplicaram, os centros de estética e beleza estão sempre cheios, dietas, reeducações alimentares, produtos alimentares organicos e naturais, bem como suplementação física. São todos conceitos que não estavam em voga a um tempo atrás, e sabe porque?

PORQUE ESTÁ NA MODA SER SAUDÁVEL!!! E ISSO É MUITO BOM!!!

Já não há mais a necessidade de uma doença para que as pessoas procurem os profissionais acima mostrados, as pessoas não querem se curar, elas querem ficar cada vez mais saudáveis!

A expectativa das pessoas ao redor do mundo vem crescendo muito nos últimos anos, e com a vida alongando, as pessoas querem buscar qualidade para essas longas vidas que viverão!

Agora ouso acrescentar outro profissional a esta lista como um profissional PROMOTOR DE SAÚDE!

Psicólogo: Promovendo Saúde Emocional e Desenvolvimento Pessoal! 

Estamos nos aproximando das sociedade utópicas em que o ser humano não se contentará mais somente com a sobrevivência, mas também em utilizar o conhecimento científico para melhorar cada vez mais sua qualidade de vida!

O vídeo abaixo te dará a noção de para onde estamos caminhando.


Obs: Preservei o áudio original porque a dublagem brasileira é horrível...


Grandes Pensadores do passado que foram grandes desbravadores da inovação na área como B. F. Skinner.


Eles nos deixaram quase tudo pronto para aproveitarmos e utilizarmos para melhorar a vida das pessoas!


E o que você está esperando para procurar um Psicólogo? 


Imagine a seguinte cena, você é uma pessoa que vive relativamente bem, trabalha, estuda e aos trancos e barrancos vai se adaptando aos desafios que a vida lhe proporciona. Uma pessoa ADAPTADA.

As vezes acerta, as vezes erra, alguns REPERTÓRIOS COMPORTAMENTAIS você desenvolveu bem, geralmente aqueles ligados a sua sobrevivência e adaptação ao mundo competitivo.



Como a maioria das pessoas tem vivido sua vida emocional a base de fuga-esquiva 


Outros REPERTÓRIOS COMPORTAMENTAIS, acabaram por serem negligenciados se tornando fracos ou mesmo inexistentes.

- Como eu gostaria que as pessoas me respeitassem mais...
- Como eu queria ser mais comunicativo e menos tímido...
- Eu queria ser mais corajoso e independente...
- Como eu queria ter mais tempo para fazer o que gosto...

São coisas que provavelmente você deve estar pensando ao ler esse artigo, devem haver inúmeras outras que eu nem imagino também.

Esses são DÉFICITS COMPORTAMENTAIS que podem ser preenchidos com DESENVOLVIMENTO PESSOAL, em processo psicoterápico!



Nós psicólogos somos experts em DESENVOLVER PESSOAS, e não apenas "curar" ou "aliviar" transtornos e sintomas.

A muito tempo a Psicologia vem negligenciando os seus benefícios para a população ADAPTADA e focando na população doente, em um discurso copiado da outras profissões como a medicina.

Hoje proponho uma revolução na forma como você entende a Psicologia e a Psicoterapia.

Procure um Psicólogo para se desenvolver e se sentir mais feliz e completo, assim como procura uma academia, @ nutricionista ou mesmo, @ dermatologist@ para se sentir mais saudável, bonit@ e feliz!


Nós Psicólogos estaremos felizes em te ajudar, (eu pelo menos estarei)!

Terminarei o artigo com a citação do vídeo, com leves modificações, colocando você no lugar da Nave Enterprise: 


"Qualidade de Vida, a fronteira final... Estas são as experiências de alguém que procurou terapia, em sua missão para explorar novas contingências, pesquisar novas possibilidades, novos repertórios comportamentais, audaciosamente indo, onde nenhum ser humano jamais esteve".


Seja um desbravador das possibilidades da sua vida! 

Um forte abraço! 



Vida longa e prospera! 

Marcos Adilson Rodrigues Júnior