Contato

terça-feira, 30 de junho de 2015

Refletindo com B F Skinner N°2

Bom dia pessoal!

Hoje falaremos um pouco mais sobre a visão de homem e de mundo do pai de nossa abordagem psicológica, a Análise do Comportamento, da qual foi desenvolvida a Terapia Comportamental.

Essa a seguir, acredito que sintetiza toda a obra de Skinner:




De uma maneira bem simples, para nós Psicólogos Comportamentais, o ser humano não é determinado por nenhuma força misteriosa ou interna, mas fruto de suas relações com o mundo ao qual viveu e vive.

Mas como isso acontece?

Agindo no mundo, o ser humano produz mudanças. Se essas mudanças forem agradáveis, ou seja, REFORÇADORAS, a tendencia é ele repetir esse comportamento.

Se as mudanças forem ruins, irritantes ou dolorosas, ou seja, AVERSIVAS, ele tenderá a não repetir aquela ação.

E mais, se algo AVERSIVO acontece, é uma tendencia que as pessoas FUJAM da fonte que liberou esse AVERSIVO, ou então evitem se aproximar dessa ocasião, se ESQUIVANDO.


Dessa forma todas as nossas habilidades, comportamentos, sentimentos, etc. Vão sendo construídos desde antes de sairmos do útero de nossa mãe.

Nós psicólogos chamamos isso de INSTALAÇÃO DE REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL.



Nosso repertório comportamental, ou seja, quem nós somos, é construído em nossa relação com o mundo, somos autores e atores de nossa própria história!

Poético não?

Acho que por hoje tá bom de conteúdo para refletirmos!

Se quiser deixe um comentário e não deixe de nos seguir e curtir nossas postagens!

Um forte abraço!

Marcos Adilson Rodrigues Júnior



segunda-feira, 29 de junho de 2015

Coragem: Nem todo conflito deve ser evitado! Parte 1

Eu sei, eu sei, brigar não é bom, conflitos nos chateiam e nos fazem ter medo de entrar neles. Porém, se cedemos demais acabamos por fazer apenas o que os outros querem, e perdemos nossa identidade, e por fim nossa personalidade.



O que acabamos perdendo a longo prazo é maior do que o que perderíamos se entrássemos no conflito.

Good News!

Isso que eu vou te ensinar hoje não é novo, porém a forma como irei abordar é.

Existe uma oração criada por Santo Agostinho, que podemos tirar uma lição muito importante:


Francisco além de ser considerado santo por alguns (os católicos) foi um grande pensador e filósofo, convido mesmo você que não é religioso, ou possui outra religião a interpretar essa lição comigo, garanto que vai valer a pena!

"...dai me força para mudar o que pode ser mudado..."

Existem coisas que valem muito a pena serem mudadas, mesmo que isso acabe por produzir conflitos com outras pessoas. Por exemplo, uma mulher que gosta de trabalhar e seu marido quer obrigá-la a ficar em casa e cuidar dos filhos e a mesma desiste do trabalho. Ou um empregado que pelo 4° ano consecutivo não recebe aumentos em sua empresa, mesmo sendo o que mais produz em seu setor.

O que está sobrando nessas duas situações?

PASSIVIDADE

Ou seja, ambos para evitar o conflito acabam por sacrificar aquilo que almejam, ou gostariam.

E o que está faltando?



O pensador de Assis, chamou de FORÇA, eu prefiro o termo CORAGEM, você pode dar o nome que quiser. O que importa é que nós possamos entender que esse DÉFICIT COMPORTAMENTAL DE ENFRENTAMENTO, precisa ser corrigido. Mas como????



Quando pensei esse post eu achei que ele ia ficar menor, então por enquanto vou terminar ele aqui deixando você leitor com uma pulguinha atrás da orelha, e continuo no próximo capítulo! hehe

Deixo uma frase agora de outro pensador para você refletir!



Um forte abraço e até a próxima!

Marcos Adilson Rodrigues Júnior


sexta-feira, 26 de junho de 2015

Autonomia: Retomando a direção da própria vida!

Antes de começar esse post peço que reflita sobre as duas questões seguintes e preencha essa lista abaixo:

Lista levantamento


Aposto que a lista é grande, e o nosso objetivo aqui é te ajudar a diminuir essa lista e aumentar a seguinte: 

Lista do recomeço


É normal para muitas pessoas em razão de inúmeros acontecimentos durante a vida, sacrificar certas atividades por outras, como trabalho, cuidados com os filhos, a casa, etc. A pessoa muitas vezes não tem opção, pois se vê sobrecarregada com múltiplas tarefas, e acaba por deixando de fazer aquilo que costumava fazer antes e lhe trazia um sentimento de satisfação e autonomia. 

Acontece que nossos sentimentos são produzidos em sua grande maioria pelos nossos comportamentos, ou seja, como nos relacionamos ativamente com o mundo. Se estamos tendo comportamentos que são eficazes em obter seus fins, nós nos sentimos felizes, satisfeitos, etc. Se por outro lado paramos a coisa começa a ficar complicada, nos sentimos impotentes, tristes, etc. 

A boa notícia é!!! 



A retomada de atividades consideradas prazerosas, divertidas, ou que estejam associadas a sentimentos de superação e autoconfiança são uma excelente forma de iniciar a caminhada rumo a uma vida mais feliz e produtiva.



Seja paciente consigo mesmo, não estou propondo que você retome todas as atividades da lista que você elaborou de uma vez.

Faça o seguinte!!! 





Organize sua lista de maneira que a mais fácil fique em primeiro lugar e  mais difícil por ultimo. Isso mesmo, agora pegue a primeira atividade da lista 1 (Quantas coisas que eu fazia e me satisfaziam e que já não faço mais?) e a faça de maneira a arranjar um tempo em sua rotina para pelo menos uma vez por semana. 

Perceba como você se sente fazendo isso? Você está se sentindo melhor? Bom, se não calma que não acabamos!!!



Após inserir a primeira atividade do item 1, siga para a primeira do 2, e depois disso a primeira do 3. 

Quanto todas entrarem na sua rotina, comece a adicionar as segundas de cada item, e assim por diante. 

Ah, e não se esqueça de ir adicionando as atividades na lista do recomeço!!! 



É um método extremamente simples, mas garanto que vai fazer você se sentir muito mais feliz e capaz de retomar as rédeas da vida! 

Fique a vontade de comentar suas experiências com esse método! 

Um forte abraço! 

Marcos Adilson Rodrigues Júnior




quinta-feira, 25 de junho de 2015

Refletindo com B.F. Skinner N°1

Devemos sempre buscar formas de nos desenvolvermos e melhorar o mundo ao nosso redor sem a necessidade de prejudicar outros.

Isso a meu ver é ética! Concorda comigo? Tio Skinner diz isso de outra maneira...






Um forte abraço!!!

Marcos Adilson Rodrigues Júnior

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Por que eu preciso de terapia comportamental? (Melhorado e Ampliado)

É normal socialmente a profissão da Psicologia ser associada a Distúrbios, Doenças Mentais e Loucura.



Em grande parte a culpa disso são das universidades e dos próprios Psicólogos que focam nos problemas e não nas soluções.

Enquanto Psicólogo Comportamental, meu foco não são os problemas mas o Desenvolvimento Pessoal e a Promoção de Saúde, para que de forma preventiva as doenças nem se instalem no indivíduo!




Então quer dizer que eu não preciso estar doente ou passando por algum problema para procurar um Psicólogo e contratar o seu serviço Marcos?



Não! Você pode me procurar para que juntos possamos desenvolver seu repertório comportamental e promover uma melhor qualidade de vida e saúde psicológica!


Pense no Psicólogo como um "Personal Trainner da Promoção de Saúde e Desenvolvimento Pessoal" !!!


É lógico que também trabalhamos com doenças e transtornos psicológicos, abaixo segue uma explicação em como eles se desenvolvem:


Com a correria do dia a dia, é fácil esquecer de dar atenção a questões importantes da vida que, eventualmente batem na porta na figura de PROBLEMAS.



Quando você possuir recursos para perceber e resolver tais problemas eles não passam de crises passageiras não prejudicando sua saúde no processo. 



A coisa fica complicada quando você não possui esses recursos, que a partir de agora chamarei de "REPERTÓRIOS", sejam eles de percepção, sejam eles COMPORTAMENTAIS de enfrentamento da situação. Esses problemas acabam se transformando em SINTOMAS, que se não tratados de maneira eficaz, ou seja, com Terapia Comportamental, acabam tragicamente evoluindo para DOENÇAS. 



A terapia comportamental pode te ajudar ANALISANDO a situação em que você está inserido, bem como seus problemas, assim como os repertórios que você possui para lidar com eles, em um processo que amplia seu AUTOCONHECIMENTO. 

Mas não paramos só nisso!!! 

Com esses dados nós agimos de forma a construir NOVOS REPERTÓRIOS bem como AMPLIAR OS ANTIGOS, para que enfrentando seus PROBLEMAS você consiga eliminar os seus SINTOMAS, que nada mais são que produtos desses problemas não enfrentados. 


Para tal contamos com um embasamento cientifico de ponta, bem como pesquisas que comprovam a eficacia de nossos métodos e análises.



Quer saber mais? 

Entre em contato e terei todo prazer em aprofundar o assunto, ou aguarde novas postagens no blog.

Um grande abraço! 

Marcos Adilson Rodrigues Júnior

Sejam Bem Vindos!!!



É com muita alegria que estreio hoje meu novo blog para falar sobre Psicologia, Análise do Comportamento para você que tem curiosidade e gostaria de saber mais sobre esses fascinantes assuntos que intrigam, ao mesmo tempo que nos ajudam a viver melhor. 

E o porque do nome dele "Variando o Comportamento"?

Bem, deixe te explicar, tenho um blog desde 2009 chamado Análise Funcional, que abri durante a graduação para publicar minhas análise mais teóricas e cientificas sobre diferentes temas, bem como, estudar e me aperfeiçoar. Mas senti a necessidade de criar um blog que atendesse o público em geral que não quer se aprofundar em questões conceituais e técnicas, mas que também pode se beneficiar do conhecimento dessa maravilhosa ciência, a Análise do Comportamento, dentro da Psicologia. 

Então portanto variei meu comportamento de ler, sintetizar e escrever artigos com uma forma e função diferentes dos que estava até então acostumado, para atingir um público diferente, e isso se encaixa perfeitamente em uma frase famosa do maior autor a meu ver, da psicologia "B.F. Skinner":



E é a isso que convido você leitor a fazer com os seguintes artigos que me proporei a escrever nesse blog, que terão a função de propor novas formas de você entender o seu comportamento e se comportar para se beneficiar das melhores oportunidades que a vida pode lhes proporcionar. 


Um grande abraço e até mais! 

Marcos Adilson Rodrigues Júnior