Contato

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Crise: Tragédia ou Oportunidade de crescimento?

Bom dia!


Você que é leitor habitual do blog pode estar estranhando o tema, "Crise", e você que é leitor novo pode ter vindo justamente por causa dele.

Vou explicar, não é intensão desse artigo tratar somente da Crise Econômica que está assolando nosso país e que segundo especialistas ficará por um bom tempo.

O meu objetivo é ampliar a análise de Crises, para outros contextos, como Crises pessoais, crises da meia-idade, crises no relacionamento/casamento, etc.

Ou seja, falaremos sobre o conceito de Crise e mais que isso, o quanto ela pode ser boa para todos nós!

Nesse post aqui, eu trato sobre o conceito de Estar Preparado.

Quando estamos preparados mesmo acontecimentos ruins em nossa vida, podem ser transformados em oportunidades de aprendizado e DESENVOLVIMENTO PESSOAL.

E o contrário também acontece, quando não Estamos Preparados, ou seja, Não DESENVOLVEMOS REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL ADEQUADO, mesmo acontecimentos benéficos são mal aproveitados, ignorados, ou mesmo tratados como ruins.

É tudo uma questão da relação entre REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL x AMBIENTE.

Sendo que o repertório possui uma importância crucial! Ouso dizer que um repertório bem desenvolvido é mais importante que um ambiente provedor benéfico.

Darei exemplos do que estou falando... todos casos fictícios baseados em casos reais.

Clara era casada a 30 anos com Paulo, que era extremamente machista, privando-a de trabalhar e minando todos os planos dela ser útil e independente. Clara possuía uma ilusão de segurança e estabilidade, que foi abalada quando descobriu que Paulo a estava traindo com sua amiga.

Pedro era um bonvivant, seus pais sempre deram tudo para ele, sendo que nunca precisou trabalhar. Em determinado momento, seus pais sofrem um acidente de carro e morrem. Pedro após o luto se vê obrigado a administrar as finanças da família que já não estavam muito boas.

Esses casos acima ilustram mudanças repentinas de vida, "Crises" que podem ser entendidos como tragédias, para quem não possui REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL para lidar com elas. Mas grandes oportunidades de DESENVOLVIMENTO PESSOAL para quem possui esse repertório.

CRISE UMA OPORTUNIDADE PARA NOS DESENVOLVERMOS E REORGANIZARMOS


Vejamos o que aconteceria se eles não tivessem repertório.

Sem repertórios para lidar com a situação em que se encontrava, Clara se separa de Paulo por pressão da sociedade ao seu redor porém sofre com a dependência afetiva-monetária de Paulo, ela acaba por desenvolver um transtorno depressivo, e a descontar sua infelicidade nos filhos com chantagens emocionais.

Pedro, não sabendo o que fazer com aquele responsabilidade foge para sua vida boemia e passa a cometer cada vez mais abusos de álcool e comportamentos irresponsáveis, até gastar todo o dinheiro, se tornando uma pessoa decadente com vícios em álcool e drogas.

Terrível né? E isso se repete muitas e muitas vezes...

Vamos agora ver um final alternativo para nossos personagens.

Clara após resolver suas questões emocionais com Paulo e dizer o quanto ele a decepcionou, e a fez se sentir mau, se separa e passa a retomar antigos laços de amizades, já comprometidos em razão do casamento, e a procurar emprego e cursos para se recolocar no mercado de trabalho. Após algum tempo ela já é capaz de se sustentar poupar dinheiro e se sentir competente como a muito tempo não se sentia.

Pedro corre atrás do tempo perdido, buscando cursos e consultorias para desenvolver seu repertório de administrador, se esforça e batalha e acaba por salvar os negócios da família, otimizando vários processos que estavam ultrapassados e negligenciados antes.

Qual foi o fator determinante para Clara, Pedro terem o primeiro ou o segundo destino?



Certamente que não foram apenas os acontecimentos vividos por ambos naquele momento, mas a história pregressa dos três que em algum momento da vida desenvolveu neles REPERTÓRIO DE ENFRENTAMENTO, ou então, eles conseguiram o desenvolver durante a crise fazendo TERAPIA.

Esse REPERTÓRIO DE ENFRENTAMENTO faz com que as pessoas ao invés de se lamentarem com o problema, o enfrentem, e vejam oportunidades de desenvolver novas habilidades que até então não possuiam pois estavam acomodados com um mundo estável e monótono.
A PALAVRA "CRISE" EM CHINÊS É COMPOSTA POR OUTRAS DUAS, RISCO + OPORTUNIDADE

A CRISE, é a melhor chance que temos de nos DESENVOLVERMOS e nos REORGANIZARMOS, pois ela chacoalha o mundo que tínhamos a ilusão de ser estável, e nos força a mudar aprendendo visões e atitudes novas, bem como reativando aquelas que já tínhamos e estavam esquecidas, pela ilusão de estabilidade causada por tempos amenos.

Está passando por uma crise? Então é uma boa hora para você reavaliar seu comportamento e desenvolver novas formas de se comportar para transformar essa crise em uma oportunidade de mudar!

Eu como terapeuta estarei feliz em receber você para te ajudar no aproveitamento dessa nova oportunidade!

Um forte abraço!

Marcos Adilson Rodrigues Júnior



Nenhum comentário:

Postar um comentário