Contato

terça-feira, 21 de julho de 2015

7 DICAS PARA AUMENTAR SUA MOTIVAÇÃO

Como estar mais motivado? 
O que fazer para começar aquele projeto que fico adiando? 
Como conseguir fazer aquilo que acho tão chato? 

Essas são perguntas frequentes que nos fazemos diariamente, mas para responder essas perguntas precisamos entender o que é motivação, ou em outras palavras, porque nos comportamos em certas situações e não em outras. 



Tradicionalmente na Psicologia e mesmo no senso comum, Motivação é tratado como algo interno a pessoa, mas os mais de 102 anos de pesquisas em Análise Experimental do Comportamento, nós Psicólogos Comportamentais fomos capazes de demonstrar nos mais diversos contextos que o comportamento, humano ou não é produzido pelas relações do organismo com o ambiente. 

A motivação portanto, varia de acordo com certas circunstâncias ambientais, e sabendo identificá-las e controlá-las somos capazes de alterar o quanto e a qualidade da qual nos comportamos. 

Ou seja, podemos alterar nossa MOTIVAÇÃO alterando nosso ambiente! 

Com base nessa breve introdução teórica vamos para as dicas: 

1 - IDENTIFIQUE SE HÁ GANHOS SUFICIENTES AO REALIZAR A TAREFA QUE ESTÁ ADIANDO: 

As vezes não estamos motivados para realizar uma tarefa pois essa tarefa não nos dará muitos ganhos (REFORÇADORES), ou os ganhos obtidos são inferiores ao esforço de faze-la. A questão do esforço entra na seguinte dica. Se lhe falta ganhos substanciais, acrescente ganhos você mesmo! 

"É preciso ter uma quantidade de ganhos suficientes para que o realizar a tarefa valha mais a pena do que fazer qualquer outras coisa (ou não fazer nada)".

2 - IDENTIFIQUE SE VOCÊ POSSUI AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA FAZER

Muitas vezes adiamos tarefas novas por causa de nossa falta de habilidades para faze-la, o que nós Psicólogos Comportamentais chamamos de DÉFICITS COMPORTAMENTAIS. O nível de complexidade de uma tarefa varia de acordo com o tanto de habilidades prévias você tem para resolve-la (e produzir os ganhos suficientes. 


3 - DIVIDA A TAREFA EM PEQUENAS PARTES 

Ao conhecer um pouco mais sobre a tarefa, você precisa dividir ela em partes. Pois olhar a tarefa inteira de uma vez, pode dar a impressão que ela seja um Dragão de 7 cabeças, mas olhando parte por parte essa impressão tende a desaparecer. Não dá pra cortar todas as cabeças de um dragão de uma vez, é preciso cortar uma a uma. 

Videogames fazem isso que estou lhe ensinando, talvez por isso sejam tão "Motivadores". Neles você não vence um jogo de uma vez, muito pelo contrário, o jogo todo é dividido em "Fases" das quais no final há uma bonificação, para vencer o jogo todo você precisa passar fase por fase até o fim. 



4 - CRIE UMA AGENDA E ESTABELEÇA PRAZOS POUCO AMBICIOSOS

Com a tarefa dividida em partes componentes, crie uma agenda e estipule prazos para cumprir cada parte. Não exagere ou seja rígido com você mesmo, divida a tarefa para que você não sinta que está se esforçando, o lance é parecer um jogo!!! 





5 - ESTABELEÇA PEQUENAS GRATIFICAÇÕES PARA VOCÊ MESMO AO FIM DE CADA MISSÃO CUMPRIDA 

Quando concluir as pequenas missõezinhas, estipule um agrado para você mesmo, algo que possa se presentear por ter concluído mais essa fase da Tarefa, rumo a conclusão. Pode ser um chocolate, ouvir uma música, vale a criatividade nessa hora. 

O mais importante, tem que ser divertido para você!!! 



6 - COMPARTILHE SUAS CONQUISTAS COM QUEM PODE TE VALORIZAR POR ISSO

Sempre que possível compartilhe suas pequenas vitórias com outras pessoas, somos animais sociais, a aprovação social tende a aumentar nossa motivação. 

Portanto, Twitter, Facebook, Blogs, Instagram, dentre outros estão mais que liberados! 



7 - COMECE! 
Após criar todo esse projeto de autogerenciamento vem a parte mais importante! Comece! É só entrando em contato uma primeira vez, é que todo o projeto pode ser concluído.



Uma maratona começa com um primeiro passo! 





Um forte abraço! 

Marcos Adilson Rodrigues Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário